Um colégio moderno, totalmente reformado e ampliado está pronto para receber os alunos no fim de janeiro de 2026, quando começam as aulas a Rede Estadual de Educação. Trata-se do Colégio Estadual Violeta Pitaluga, localizado na Região Norte de Anápolis, no Jardim Alexandrina. “As obras de reconstrução daquela unidade escolar terminaram recentemente a agora só falta fazer a entrega oficial à comunidade, o que deve acontecer em breve”, comentou o deputado estadual Amilton Filho (MDB), um dos maiores entusiastas pela reforma e ampliação não apenas deste, mas de dezenas outras escolas em Anápolis e em municípios do interior, após inúmeras gestões junto à secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e do governador Ronaldo Caiado (UB). No total, o governo de Goiás investiu quase R$ 3 milhões nesta obra.
Amilton Filho lembra que o Violeta Pitaluga é um colégio muito importante para a região da Vila Jaiara, mas que estava com uma estrutura já obsoleta e deteriorada. “A solução foi demolirmos a escola antiga e reconstruirmos outro, em uma ação que custou quase R$ 3 milhões aos cofres públicos. Para mim, é uma satisfação imensa poder cumprir esse compromisso com a cidade de Anápolis e poder trazer, junto com o governador, melhorias para a educação desta cidade”, pontuou.
Muitas escolas em Anápolis têm sido contempladas nos últimos anos com emendas de Amilton Filho. Das dez escolas beneficiadas recentemente, todas já receberam os recursos e já iniciaram as intervenções em suas estruturas físicas, que envolvem pintura, troca de telhado, ampliação, substituição e modernização da parte elétrica e das instalações hidráulicas, instalação de ar-condicionado, entre outras reformas, como a construção de quadras de esporte e de laboratórios de ciências, informática e bibliotecas.
Foram contemplados os colégios estaduais José Ludovico de Almeida, Polivalente Frei João Batista Vogel, Professor Faustino, Heli Alves Ferreira, Adolpho Batista, Antensina Santana, Lions Melchior de Araújo, Violeta Pitaluga e Dr Genserico Gonzaga Jaime.
Recentemente, foram concluídas obras nos colégios estaduais Geovana Rezende Carneiro, no Bairro Tropical; Professor José Abdalla, na Vila Esperança; Vereador Luiz de Almeida, no Jardim Arco Verde e Jad Salomão. Também foi entregue no último mês de agosto um dos maiores colégios de Anápolis, totalmente novo, o General Curado, no Bairro Munir Calixto.
O Colégio Violeta Pitaluga é agora composto de sete salas de aula com laje, divididas em três blocos, em um dos quais ficam os sanitários masculino e feminino. O prédio também abriga um bloco com biblioteca e laboratórios de ciências e de informática, refeitório com cozinha, bloco administrativo, quadra de esportes coberta com vestiário e sanitários e um pátio em com piso em concreto. A escola tem um total de 2.166,31 m² de área construída.


